Importância do Aparelho de Tensão quando se trabalha com geriatria

Há uma razão simples para se medir a tensão frequentemente nos idosos. A hipertensão arterial é mais frequente a partir de determinada idade. E isso também é facilmente explicável: quando as artérias envelhecem, perdem a sua elasticidade e sofrem uma obstrução progressiva, que provoca o aumento da tensão arterial. Por isso, é essencial ter um aparelho de tensão sempre por perto.

Como tal, e porque os idosos são mais suscetíveis a sofrer de enfartes do miocárdio ou doenças cardiovasculares, é importante monitorizar a tensão arterial com frequência. Muitos recorrem a um aparelho de tensão portátil, simples de utilizar e bastante confortável.

 

Porque é essencial andar com aparelho de tensão?

A melhor medida para a hipertensão arterial é a prevenção. Por isso, é essencial aprender a medir a tensão e ter um aparelho de tensão sempre à mão, nomeadamente a partir de certa idade. Mas, há algumas regras para utilizar com precisão o seu aparelho de tensão.

 

  • Deve evitar fumar, fazer exercício físico ou tomar café antes de utilizar o aparelho de tensão. Esses comportamentos podem provocar valores de tensão elevados, mas que são apenas temporários. Descanse 5 minutos e depois volte a aplicar o aparelho de tensão.

 

  • Meça a tensão arterial sempre à mesma hora e sempre num local com temperatura amena, preferencialmente entre os 18 e os 22 graus. O ideal é medir a tensão logo de manhã, quando os valores estão mais elevados.

 

  • O aparelho de tensão deve ser aplicado com o braço na horizontal, à altura do coração e apoiado numa mesa ou no braço de uma cadeira, por exemplo. Deve colocar a manga do aparelho de tensão à volta do braço, sem roupa, entre o ombro e o cotovelo. Afaste as pernas enquanto mede a tensão e não fale nem se mexa durante a medição. Para ter valores sólidos, volte a utilizar o aparelho de tensão cinco minutos depois.

 

Para saber mais ou adquirir um aparelho de tensão, visite-nos!