O que é e quando utilizar o colchão antiescaras

Por vezes, por questões de saúde, as pessoas necessitam de ficar acamadas por períodos longos. Estes podem ser situações pontuais, ou porque a pessoa já não consegue executar as suas tarefas como outrora. Seja qual for o motivo, é imperativo que a pessoa acamada usufrua de uma estadia o mais confortável possível.

 

Pessoas que passam longos períodos acamadas, ou grande parte do dia acamadas, requerem cuidados diários específicos, assim como da utilização de colchões específicos para as suas necessidades. É nesse sentido que surgem os colchões antiescaras.

 

Necessidades das pessoas acamadas:

Quando as pessoas necessitam de passar longos período acamadas, acabam por sofrer várias lesões ao nível da pele, sendo elas as escaras ou úlceras, devido à pressão que o próprio corpo exerce sobre o colchão.

 

De forma a evitar o aparecimento destas lesões ou atenuar as suas consequências, surgem os colchões adaptados e especializados. Estes colchões tem propriedades diferentes dos restantes, devido à sua forma e constituição. São formados por pequenos sacos ou ductos, que podem ser inflados, de forma a conseguir distribuir a pressão entres estes mesmos ductos. Para facilitar todo o trabalho do colchão, existe um compressor, que é colocado ao lado do colchão, permitindo controlar a distribuição de peso, assim como a pressão que é exercida no mesmo. Desta forma é possível controlar as funcionalidades do colchão, de acordo com as necessidades do seu utilizador.

 

Vantagens da utilização de colchões antiescaras:

A utilização destes tipo de colchão evita o aparecimento de úlceras e feridas na pessoa acamada, promovendo um maior conforto.

 

  • Maior conforto para pessoas acamadas
  • Evitam o aparecimento de escaras ou ulceras
  • Colchão mais resistente do que o comum
  • Permite a aplicação de capas de tecido impermeável, impedindo que resíduos líquidos fiquem no colchão.

 

 

Quando a pessoa fica acamada, são inúmeros os cuidados que se deve ter com a mesma, de forma a que esta se mantenha confortável, e a sua estadia seja o mais agradavel possivel. O conforto da pessoa acamada é uma prioridade, assim como a qualidade de todos os equipamentos que fazem parte de todo o processo.